A companhia aérea norte-americana Delta Airlines vai lançar o primeiro voo direto entre os Estados Unidos e Angola. Operação deverá iniciar em setembro e passará também por Cabo Verde, adiantou a empresa.
"Atualmente a empresa está a trabalhar com as autoridades norte-americanas e angolanas para assegurar a necessária aprovação governamental que lhe permita iniciar um serviço aéreo direto entre Luanda e Atlanta", disse à Agência Lusa Katie Hulme, do departamento de comunicação da Delta Airlines para a Europa, Oriente Médio e África.
A companhia deverá assegurar dois voos semanais entre os Estados Unidos e Angola, com escala na ilha do Sal, em Cabo Verde, acrescentou Hulme.
A intenção da companhia norte-americana foi transmitida nesta semana ao presidente angolano, José Eduardo dos Santos, pelo embaixador dos Estados Unidos em Luanda, Dan Mozena.
A empresa divulgou o início das operações em setembro, mas Hulme disse à Agência Lusa que enquanto a empresa não obtiver as autorizações de voo não é possível confirmar a data de início das operações, nem o calendário.
Ela também adiantou que a ligação aérea irá aumentar os fluxos comerciais entre os dois países e que a escolha de Atlanta para a origem do voo se fica a dever ao fato da cidade abrigar o maior aeroporto dos Estados Unidos que "oferece cerca de 180 ligações para os Estados Unidos, América Latina e Caraíbas".
Com o voo a Angola, a Delta vai se tornar a única companhia com ligações aéreas entre os Estados Unidos e todas as regiões africanas. LUSA