Brasil adota novo padrão de tomadas

O Brasil adotou um novo padrão de tomada e espera reduzir alta taxa de incêndios provocados por problemas na rede elétrica. As tomadas antigas deixaram de ser fabricadas no mês passado e quem for reformar ou construir já encontra o novo modelo nas lojas. Não existe no mundo um padrão único e aqui no Brasil o novo plugue é conectável com 80% dos aparelhos atuais.

As novas tomadas apresentam três entradas arredondadas, sendo uma para o fio terra. Em 2010, eletrodomésticos como geladeira, máquina de lavar, microondas e ar condicionado já sairão de fábrica com o novo plugue. Um dos gerentes do Inmetro, Gustavo Albuquerque, explicou à repórter Renata Perobelli que a mudança não é drástica.

Dados do Corpo de Bombeiros apontam que trinta por cento dos incêndios são provocados por problemas na rede elétrica. Segundo o Ministério da Saúde, os choques elétricos encontram-se entre as três principais causas de mortes na faixa etária entre 0 e 14 anos. Depois vêm quedas, queimaduras, envenenamento químico, armas de fogo, ciclismo e envenenamento animal.

Os curto circuitos podem ocorrer, principalmente, pelo excesso de benjamins distribuídos pelas tomadas. Esses adaptadores somam as potências de todos os aparelhos que neles são acoplados, fazendo com que o fio da tomada fique sobrecarregado. O capitão Herbert Mayerholf, do Corpo de Bombeiros, comemora a nova padronização e acredita que a longo prazo a medida trará resultados.

Os eletrodomésticos que mais consomem energia e precisam de uma tomada exclusiva são chuveiro, ferro de passar e microondas. O Inmetro promete ao longo deste ano realizar campanha de conscientização e educação sobre o uso de tomadas e plugues. (Jovem Pan Online)

Postagem Anterior Próxima Postagem