Novo mínimo de R$ 465 entra em vigor no domingo

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmou nesta sexta-feira que o novo salário mínimo de 465 reais passa a valer no domingo, 1º de fevereiro. O valor representa um aumento de 6,39% sobre o anterior, de 415 reais. De acordo com Lupi, o reajuste vai beneficiar 42,1 milhões de brasileiros.
"Isso é um forte elemento de aquecimento da economia brasileira... É mais gente com dinheiro no bolso e representa mais consumo, mais venda, mais produção e mais emprego", afirmou o ministro. A estimativa é que, com o aumento, 21 bilhões de reais sejam injetados na economia.
O Congresso ainda não aprovou o projeto de lei que prevê que o mínimo seja reajustado pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior somada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses. Segundo o ministro, desde o início do governo Lula, o aumento no salário-mínimo foi de 46%.
A partir de domingo, o abono salarial no valor do mínimo também sobe. E o seguro-desemprego, cujo valor médio é de 564,40 reais vai para para 632,40 reais. Esses dois reajustes devem injetar 24,349 bilhões de reais na economia.
Postagem Anterior Próxima Postagem