Descoberto fotógrafo que fez a foto mais marcante de Obama

Depois de uma pesquisa que demorou meses, James Danziger, editor de fotografia da revista Vanity Fair, descobriu quem é o autor do retrato de Barack Obama que serviu de base para a ilustração de Shepard Fairey. A arte, que tomou as ruas das cidades americanas durante a campanha presidencial americana, em 2008, ficará marcada como um dos principais ícones do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
Jim Young, da Reuters, foi autor do retrato que serviu de base para a arte que virou ícone da campanha de Barack Obama à presidência americana
Em seu blog, Danziger divulgou que Jim Young, da Reuters, é o fotógrafo que fez a imagem célebre. O editor afirma que demorou tanto tempo para descobrir a informação porque Fairey não sabia a fonte a foto – disse que encontrou a imagem em uma busca no Google – o crédito estava errado nos registros.
Antes de chegar ao verdadeiro autor, Danziger chegou a pensar que Jonathan Daniel, da Getty Images, era o fotógrafo responsável pelo retrato, mas ele negou. De volta à estaca zero, o editor entrou em contato com a Time.com, que assumiu o erro na hora de creditar a imagem.
Finalmente revelado, Young, que, em suas palavras, já tirou "milhares" de fotos de Obama, afirmou que não tinha se dado conta de que a imagem era de sua autoria. O retrato foi tirado em 2007 durante uma sessão no Senado.

O cubano Alberto Korda tornou-se célebre por seu retrato do líder revolucionário cubano Che Guevara. Young pode integrar, agora, a mesma categoria de fotógrafos

Por sua foto, Jim Young pode ser alçado a um ícone da fotografia, como o cubano Alberto Korda, autor do retrato de Che Guevara que virou estampa de camisetas e de todos os objetos ligados ou não ao comunismo e à Revolução Cubana. (Época)

Postagem Anterior Próxima Postagem