Brasil e Japão devem retomar negociações para acordo previdenciário

No início deste ano, Brasil e Japão devem retomar as negociações sobre um acordo previdenciário que já vem sendo discutido por ambos os países desde 2005. Em outubro do ano passado, foi realizada a terceira rodada de reuniões, na qual foi acertada a realização de um novo encontro em Tóquio.
Mas durante 2008, não foi somente com o país asiático que o Brasil realizou negociações para aumentar a proteção social dos brasileiros que vivem no exterior. Também foram mantidas negociações com Alemanha, Canadá e Síria, além do processo de elaboração do ajuste administrativo do Acordo Ibero-americano, que reúne 21 países.
Negociações e Resultados Em julho, a negociação com a Alemanha começou em Berlim e foi retomada em outubro, na capital brasileira, resultando na elaboração de uma proposta de acordo que poderá ser assinada durante este ano. Para o secretário da Previdência Social, Helmut Schwarzer, a parceria poderá significar o primeiro passo para o estabelecimento de acordos com outras nações europeias.
A negociação com a Síria aconteceu em outubro, quando autoridades desse país estiveram no Brasil para conhecer o sistema previdenciário mantido pelo governo e discutir as primeiras cláusulas do acordo.
Já em novembro, foi a vez de autoridades canadenses visitarem o País, para apresentar seu sistema previdenciário e conhecer o sistema brasileiro. A primeira rodada de negociação ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2009, em Ottawa.
Além desses países, foram feito contatos iniciais com Bélgica, Reino Unido, França, Ucrânia e Estados Unidos. (InfoMoney)
Postagem Anterior Próxima Postagem