O quinto maior site do mundo, pelo ranking da comScore, tem apenas 24 funcionários. O motivo: centenas de milhares de voluntários ao redor do mundo.
Os números foram comentados por Jimmy Wale, o pai da enciclopédia digital Wikipedia, num evento fechado da Telefônica, em São Paulo. Ele acaba de dar o pontapé inicial no capítulo brasileiro do site.
Citando dados do Alexa, Wale calculou que, entre os brasileiros, a Wikipedia seria o décimo-quinto site mais usado. Os dados mais gerais apontam que entre 30 e 35% dos internautas costumam usar a enciclopédia.
Se a Wikipedia tivesse se desenvolvido durante a bolha da internet, raciona Wale, poderia ter se tornado vítima do dinheiro fácil que rolava na época, contratando 200 ou 300 pessoas para gerenciar o conteúdo gerado pelos internautas. Aí, quebraria quando o dinheiro evaporasse.
Como a Wikipédia se desenvolveu no estouro da bolha, fez exatamente o contrário: encontrou formas de administrar esse conteúdo com mais eficiência. Em vez de centenas de moderadores, se virou com um moderador.
Pelo jeito, pelas 24 pessoas do staff atual, a eficiência continua. Wale não derrama nem meia lágrima quando alguém sugere que a Wikipedia pode estar matando o emprego da turma da Encyclopedia Britannica: “Essa é a natureza da mudança.”
(Inernet Buzz)