Saúde da Mulher: 19 coisas que ninguém lhe contou antes de engravidar

A exclamação é freqüente quando se trata das mudanças que ocorrem durante os nove meses da grávida. Antecipamos algumas surpresas e contamos coisas que provavelmente você só descobriria durante o percurso.
Bigodinho - Como se não bastassem as manchas tão comuns (melasmas), pode surgir um primo chamado cloasma, cujo objetivo é criar uma marca escura em cima do lábio superior, estilo bigode. "Isso acontece devido ao acúmulo de progesterona, que dá efeitos secundários: excesso de oleosidade, manchas nas dobras, escurecimento das aréolas, entre outros", explica o obstetra Antônio Júlio Sales Barbosa, do Hospital Santa Catarina (SP).
Número 2 comprometido - A prisão de ventre é muito comum, principalmente no início da gestação. A progesterona (olha ela aí de novo!) relaxa a musculatura, inclusive a do intestino, fazendo com que ele fique mais preguiçoso.
Hemorróidas? Eu??? - Sim, elas poderão aparecer, justamente por conta da congestão pélvica que, segundo Júlio Sales, acontece devido à nova circulação sanguínea. "Como o volume de sangue aumenta, a área do útero fica extremamente congesta, o que irriga os vasos, inclusive os da região do ânus", conta. E as hemorróidas nada mais são do que a dilatação de vasinhos dessa área.
A hora do pesadelo - "Todo mundo quer contar algumas histórias para as grávidas e nem sempre elas são otimistas", exemplifica Júlio. Por isso, nada mais natural do que a mulher guardá-las no seu imaginário. Somando isso às expectativas e ansiedade natural do momento, o resultado pode ser pesadelos freqüentes. O segredo para atenuá-los? Jamais pense que o pior vai acontecer. Simples assim.
Grávida? Quem, eu? - A capacidade de concentração e o rendimento intelectual diminuem consideravelmente e há uma explicação física para isso: a velocidade da circulação do sangue fica reduzida também na área cerebral, por isso você pode ficar mais distraída. Além disso, as mudanças bruscas no corpo, nas relações sociais, de trabalho e pessoais geram uma carga emocional que podem deixá-la um pouco mais "devagar".
Olá, verrugas - "A maioria delas têm origem virótica e como o sistema imunológico da gestante fica frágil, elas podem aparecer", conta o obstetra Júlio. A progesterona também contribui para exacerbar alguns sinais que você já tinha, mas não percebia. Lembre-se: os vírus causadores de verrugas são inofensivos durante a gestação.
As varizes podem visitá-la - Quanto mais perto o fim da gravidez, maior o risco de surgirem aquelas veias escuras e saltadas nas pernas. O culpado é o mecanismo de compressão que, segundo Antônio Júlio, acontece devido ao aumento do útero que comprime todas as veias - inclusive a cava, responsável por irrigar os vasos dos membros inferiores. Não apenas as varizes, mas o inchaço também é causado pelo mesmo motivo.
"Ai, minha boca!" - Se o sangramento na gengiva acontecer, é porque alguns microvasinhos se romperam e isso é normal. "O relaxamento muscular causado pela progesterona provoca o quadro. Por isso aconselhamos as gestantes, a partir do terceiro mês, a visitar o dentista para verificar se há qualquer outra alteração", revela Júlio.
Dor na barriga - Não é contração nem cólica. É uma dor muscular que surge principalmente na 28ª semana. O que acontece: o útero é preso nas laterais do abdômen por ligamentos, e eles não param de esticar. Claro que o corpo vai se adaptando a esse estiramento, mas certos movimentos (ou quando o útero atingir um tamanho razoavelmente grande) podem causar essa dor momentânea.
Como um patinho - Quando a barriga começar a pesar, automaticamente seu corpo vai fazer uma compensação, jogando as costas para trás e deixando as pernas um pouco mais abertas na hora de andar. "O conhecido 'andar de pato' proporciona equilíbrio diante das novas condições do corpo", explica a ginecologista obstetra, Denise Coimbra, de São Paulo.Vale lembrar que cada mulher é única, assim como suas gestações. Se a sua amiga teve prisão de ventre e você não, não há motivo para preocupação.
Com água na boca - O olfato e o paladar da grávida se intensificam devido à maior vascularização das papilas gustativas. E também há o aumento de salivação (sialorréia) durante toda a gestação por causa das alterações sofridas pelo aparelho digestivo, mas isso é mais intenso no primeiro trimestre.
Uma tampa que sai - O muco vaginal que existe no aparelho reprodutor feminino fica mais espesso e forma uma espécie de tampão para proteger o colo do útero de bactérias. "Com as modificações que acontecem perto do parto, esse líquido é eliminado como uma espécie de catarro cerca de 15 dias antes do nascimento", explica o ginecologista e obstetra Osmar Ribeiro Colás.
No final, ele fica paradinho - Você que estava acostumada a sentir o pequeno mexendo bastante, notará uma diferença no final da gravidez. "A partir da 39ª semana a movimentação diminui muito e 12 horas antes do parto, o bebê fica praticamente imóvel", diz Osmar. O motivo seria o espaço reduzido e a intenção de reservar energias para o nascimento.
Visão embaçada - Devido à maior quantidade de água circulante, muitos órgãos sofrem alterações. E isso inclui os olhos. "Também pode haver influência da hipófise - glândula localizada atrás deles - que está com seu tamanho dobrado", coloca Osmar. Então podem surgir dificuldades para enxergar. Mesmo assim, o médico alerta para a necessidade de descartar as chances de uma pré-clâmpsia (hipertensão) em uma consulta com o obstetra.
"Leite" antes da hora - No sétimo mês, poderá sair um líquido amarelo do seio. É o colostro, primeiro alimento do bebê ao nascer. Segundo Denise, em geral, ele sai diante de estímulos que a grávida faz nos seios, por exemplo, quando vai prepará-los para a amamentação. O leite propriamente dito só aparecerá três dias depois do parto.
Que calor! - A temperatura do seu corpo vai fi car mais alta do que o habitual no último trimestre e você vai sentir com freqüência que ela aumenta. Isso acontece porque a quantidade de progesterona (o mesmo hormônio da menopausa) está alta. "Os calores só não são piores em relação à menopausa porque a mulher ainda produz o estrogênio", revela Denise Coimbra.
Um docinho para o bebê - Basta comer um pedacinho de doce, especialmente de chocolate, para o nenê começar a mexer! A obstetra Denise Coimbra esclarece que qualquer alimento ingerido vai fazer o pequeno se movimentar, uma vez que ele estará recebendo energia (glicose) que provoca estímulos. No caso dos doces, a resposta é instantânea.
Uma casa dentro de você - O útero, que antes da gravidez tinha um volume entre 30 e 90 cm3, aumenta 50 vezes para acomodar o pequenino. A média de crescimento desse órgão muscular é de cerca de 1 cm por semana. A barriga segue a mesma proporção, daí a importância em manter uma hidratação diária com produtos emolientes como óleo de amêndoas, de semente de uva...
Mulher de conteúdo - Mais sangue vai circular pelo corpo da futura mãe. No final dos nove meses, o volume vai dobrar e, por conta disso, seus rins também vão trabalhar 25% mais. "O sangue estará mais diluído e, assim, haverá menos oxigênio circulante, o que vai deixar a mulher mais cansada e sem fôlego", diz Denise.
(Revista Meu Nenê)
Postagem Anterior Próxima Postagem