Raúl Castro chega à Venezuela em sua primeira visita oficial ao exterior

O presidente cubano, Raúl Castro, chegou neste sábado à Venezuela para uma visita oficial, a primeira desde que substituiu na Presidência o irmão Fidel, que deixou o cargo motivos de doença, em julho de 2006.
Raúl Castro, de 77 anos, chegou às 11h10 (13h40 de Brasília) ao aeroporto internacional de Maiquetía, limite a Caracas, onde foi recebido com honras pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, junto a seu gabinete de ministros.Enquanto conversavam, os governantes foram cumprimentados pelos altos funcionários dos dois países, e depois passaram em revista a parada de honra organizada no local.
Chávez e Raúl Castro se reunirão hoje no palácio de Miraflores, segundo fontes oficiais de Caracas, que não revelaram quanto tempo o líder cubano permanecerá no país, nem as atividades que cumprirá.
A imprensa estatal venezuelana informou hoje que os dois líderes assinarão "vários acordos bilaterais", sem mais detalhes.A visita de Raúl Castro "nos honra", e a primeira coisa que fará "será visitar o Panteão Nacional", para prestar honras aos próceres independentistas ali sepultados, entre eles Simón Bolívar, disse Chávez na quarta-feira passada, ao anunciar a presença do líder cubano no país.
Inicialmente, Raúl Castro chegaria a Caracas para participar de uma cúpula da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) e da Petrocaribe, que tinha sido anunciada para o próximo domingo, mas esta foi adiada para o primeiro trimestre do próximo ano.
Na véspera da visita oficial de Raúl Castro, reuniu-se na sexta-feira na capital venezuelana uma comissão mista de alto nível que revisou o avanço dos projetos comuns em andamento, assim como outros "311" que serão desenvolvidos durante 2009, segundo o ministro da Energia venezuelano, Rafael Ramírez.
Caracas e Havana assinaram, em outubro de 2000, um convênio de cooperação que abrange acordos de vários tipos, entre eles um energético que permite a Cuba pagar parte dos 100 mil barris diários de petróleo fornecidos pela Venezuela com serviços médicos, educativos e esportivos.
Durante este ano, Venezuela e Cuba executaram conjuntamente um total de 76 projetos no valor de US$ 1,355 bilhão, segundo números oficiais.
Outro plano bilateral destacado é a planejada instalação na Venezuela de 11 usinas para a produção de etanol e o desenvolvimento da produção de cana-de-açúcar, com tecnologia cubana.Havana informou que, após sua estadia na Venezuela, Raúl Castro deve participar da Cúpula da América Latina e do Caribe sobre integração e desenvolvimento, nos dias 16 e 17 deste mês em Salvador (BA).
Em 18 de dezembro, Raúl Castro fará uma visita oficial ao Brasil, país com o qual a ilha estreitou relações de maneira exponencial nos últimos meses e que expressou sua intenção de se transformar em "parceiro número um" da ilha caribenha.
(UOL)
Postagem Anterior Próxima Postagem