Fotos de mães amamentando são barradas do Facebook

A rede social de internet Facebook está retirando do site várias fotografias que mostram mães amamentado bebês sob a justificativa que elas expõem muito dos seios e podem ser consideradas ofensivas. A medida vêm provocando debates e protestos entre os usuários do site.
O porta-voz do Facebook, Barry Schnitt, disse que o site não irá retirar a maioria das fotos que mostram amamentação porque elas seguem os termos de uso, mas que outras são removidas para garantir que o site permaneça seguro para todos os usuários, incluindo crianças.
"Fotos contendo seios totalmente expostos [mostrando os mamilos] violam esses termos [que proíbem material obsceno, pornográfico ou de sexo explícito] e deverão ser removidos", disse o representante em um comunicado.
Ele ainda esclareceu que a maioria das fotos removidas são indicadas por reclamação dos próprios usuários do site.
A decisão, no entanto, vem provocando o protesto de outros usuários e usuárias, que inclusive já promoveram manifestações online e em frente à sede do site, em Palo Alto, na Califórnia. Uma delas é Kelli Roman, cuja foto amamentando a filha foi removida de sua página no Facebook.
Ela administra uma petição feita online chamada "Hey Facebook, breastfeeding is not obscene!" (Ei Facebook, amamentação não é obsceno!"), que já tem mais de 80 mil nomes inscritos e mais de 10.000 comentários.
Os organizadores da petição dizem que algumas mães foram alertadas para que não incluam novamente fotos que foram removidas pelo site, sob o risco de serem expulsas do Facebook. Outra usuária, identificada como Rebekah reclamou da remoção de sua foto amamentando seu filho.
"Eu achei ofensivo que [o Facebook] possa remover minha foto mas não de uma imagem em close up de uma nádega que vi na página de um amigo ou que não remova uma enquete sobre que posição você prefere no kama sutra" escreveu Rebekah.
O site de relacionamentos, no entanto, diz que vai manter a decisão, apesar dos protestos. "Obviamente, um jornal e o Facebook são coisas diferentes, mas a motivação que sustenta suas políticas de conteúdo são as mesmas", disse à Reuters o porta-voz do site. (Reuters)
Postagem Anterior Próxima Postagem