O diretor de projetos especiais do Diário de Pernambuco, jornalista Marcondes Brito, foi o primeiro premiado do Prêmio Esso 2008, recebendo o prêmio de "Melhor Contribuição à Imprensa" pela edição em braille. "Jornal mais antigo em circulação da América Latina, com 183 anos de existência, o Diario destaca-se nesta premiação pelo seu pioneirismo", afirmou ele, no discurso de agradecimento.
Antes, houve a apresentação de um vídeo realizado pela TV Clube sobre o projeto, onde deficientes visuais entrevistados falaram da importância de ter a leitura de um jornal como opção para obter informações. "A gente se informa pelo rádio e pela TV, mas nunca tivemos um jornal em braile", disse um deles.
Para a comissão julgadora, a vitória do Diario nessa categoria deveu-se ao "extraordinário alcance social da iniciativa, ao permitir que milhares de deficientes visuais de Pernambuco passassem a dispor das mesmas informações impressas diárias oferecidas aos demais leitores".
A edição em braile do Diario foi uma ação inédita na imprensa brasileira. Inédito também o prêmio recebido: até então nunca um veículo nordestino havia ganho o "Melhor Contribuição à Imprensa".
O jornal em braille circulou de abril a julho de 2008. Voltará a circular no próximo ano. Era publicado em exemplares de 50 páginas, preenchidas na frente e no verso, no formato A-4, e distribuído gratuitamente para instituições de apoio aos deficientes visuais do estado. O patrocínio foi da Prefeitura do Recife. A impressão ocorria na Cooperativa do Produtor Portador de Deficiência (Codefil).
(O Norte Online)