Câmara barra PEC dos Vereadores

A mesa diretora da Câmara decidiu barrar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vereadores no País. O texto foi aprovado nesta madrugada pelo Senado, mas, de acordo com os deputados da mesa, as alterações dos senadores desconfiguraram a proposta, que havia sido aprovada pela Câmara em maio. Por esta razão, os deputados decidiram que não vão assinar a matéria, o que irá impedir que ela seja sancionada pelo presidente Lula.
Na proposta aprovada pelo Senado, o número de vereadores no País foi aumentado dos atuais 51.924 para 59.267 - um acréscimo de 7.343. Mas com a decisão da mesa, a PEC será devolvida ao Senado e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), deve solicitar ao presidente do Congresso, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que envie a matéria para ser analisada pelos deputados.
"Foi uma alteração substancial", disse o corregedor da Câmara, deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE) sobre as mudanças feitas pelo Senado. A decisão dos deputados foi tomada apesar de, durante toda esta semana, diversos vereadores terem peregrinado pelo Congresso pedindo o apoio de senadores e de deputados para que a matéria fosse aprovada. (TERRA)
Postagem Anterior Próxima Postagem