Atleta mais idoso do planeta completa 100 anos

O alto nível do esporte nos dias de hoje acaba por não permitir aos atletas que tenham uma carreira muito longa. Entretanto, ainda há (bons) exemplos de longevidade.

Um deles é o austríaco Alfred Proksch, considerado o mais velho atleta em atividade do planeta que ontem (11) completou 100 anos celebrando diversos feitos notáveis, como o sexto lugar no salto com vara dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim.

Com saudades dos tempos antigos, Proksch contou algumas peculiaridades de sua época de Jogos Olímpicos: as varas eram de bambu e os saltadores aterrisavam em um monte de areia, ao invés de um (confortável) colchão: "tínhamos que cair como gatos, com os pés para cima, caso contrário podíamos nos machucar gravemente", contou o longevo atleta.

Segundo a imprensa austríaca, ele ainda pratica atletismo com sucesso - e títulos. Em março deste ano, por exemplo, foi medalha de ouro no lançamento de disco em um campeonato de veteranos disputado na França.

Ao contrário do que possa parecer, o centenário está funcionando como uma motivação ainda maior: atualmente ele divide a paixão pelo esporte com a pintura e as tarefas domésticas, que ele garante ser o segredo de sua boa forma. Ah, e ele já confirmou que, em 2009, estará no mundial de veteranos, que será disputado em Lahti, na Finlândia.

(Jovem Pan Online)

Postagem Anterior Próxima Postagem