Arquivos da era Stalin permanecem em segredo

Um quarto dos arquivos da "Era Stalin" (1922-1953) permanece secreto, apesar de a lei já permitir sua abertura ao público, disse o diretor-geral dos Arquivos de Estado da Rússia, Sergei Mironenko, em uma coletiva de imprensa dedicada ao stalinismo.
"Não posso dizer com certeza, mas presumo que três quartos de tais documentos foram abertos. Um quarto permanece secreto", disse Mironenko, segundo a agência Interfax.
"De acordo com nossas leis, qualquer documento deve ser aberto ao público automaticamente após 30 anos. Infelizmente, esta lei não é respeitada", acrescentou.
"A Rússia possui um sistema de abertura muito complicado e custoso. São necessárias 27 aprovações de especialistas para abrir qualquer documento", prosseguiu Mironenko, evidenciando as dificuldades para ter acesso aos documentos secretos.
"Estou surpreso com a falta de qualquer biografia de Stalin escrita por um especialista. Centenas de falsas (biografias, ndr) estão à venda nas livrarias, e não fazem outra coisa senão alimentar o mito de Stalin", concluiu.
(ANSA)
Postagem Anterior Próxima Postagem