Caso em mundo virtual gera divórcio na vida real

Para seus muitos fãs, o mundo virtual Second Life é um lugar onde o dia a dia da vida normal é deixado de lado e as fantasias mais delirantes podem ser realizadas. Mas fato e ficção entraram em choque para um casal britânico que está se divorciando depois que a mulher descobriu o alter ego online do marido com outra mulher, também virtual.
Segundo o site Guardian.co.uk, Amy Taylor, 28 anos, que no Second Life era uma DJ chamada Laura Skye, afirmou que seu marido, David Pollard, 40, estava tendo um relacionamento real com a mulher que controlava a rival virtual. "O caso pode ter começado online, mas existe no mundo real e dói tanto quanto. Foi a traição final, ele tem mentido para mim".
No Second Life, os jogadores criam um alter ego virtual - um avatar - que se move pelo mundo online, encontra pessoas, troca idéias, compra e vende propriedades, estabelece negócios. No Reino Unido, conselheiros apontam o crescente número de pessoas cujos relacionamentos da vida real estão terminando por causa do que acontece no mundo virtual. E muitas pessoas se tornam espiãs e detetives ou conselheiras virtuais para atuar nestes casos.
Amy Taylor e David Pollard se conheceram em uma sala de bate-papo na web. Ela mudou-se de Londres para a Cornualha para estar com ele e se divertiam muito juntos, tanto na vida real quanto no ciberespaço. Ela adotou o estilo cowboy no Second Life, e seu mote era "não entregue seu coração facilmente". Pollard aparecia junto a um helicóptero Cobra.
Eles se tornaram parceiros também no mundo virtual, até o dia em que Taylor acordou e encontrou Pollard no computador, observando seu avatar (Dave Barmy) fazendo sexo com uma prostituta no Second Life. Horrorizada, ela terminou o relacionamento virtual entre sua Laura Skye e Dave Barmy - mas continuou com Pollar na vida real.
Então ela decidiu testar a lealdade de Barmy - e a de Pollard, contratando uma detetive chamada Markie Macdonald no mundo virtual. Pollard, atraído pela avatar, passou no teste: falou sobre Laura Skye durante toda a noite. Então, Taylor e David (ou melhor, seus avatarares Skye e Barmy)voltaram a se relacionar no mundo virtual e acabaram por se casar numa cerimônia tropical.
No mundo real, eles continuaram em seu flat na Cornualha e também se casaram. Mas ela sentia que havia algo errado, e eventualmente encontrava Barmy papeando afetuosamente no Second Life com uma mulher que não era Skye. Bastante perturbada, pediu o divórcio na vida real.
Pollar admitiu que estava tendo um relacionamento online com uma mulher norte-americana. "Não estávamos fazendo sexo virtual nem nada disso, apenas conversávamos e saíamos juntos. Não acho que eu estivesse fazendo algo errado", disse.
Taylor afirma ter percebido que a saga parece "bizarra", mas diz que "as pessoas encontram o amor de muitas e diferentes maneiras". Ela disse também que ainda freqüenta o Second Life e há uma chance de que seu avatar ainda encontre o do ex-marido. Seria estranho, concluiu, mas eles sobreviveriam.
(Terra Tecnologia)
Postagem Anterior Próxima Postagem