Brasileiras têm as mesmas chances que os homens em termos de educação e saúde

Brasil está entre os 24 países que dão as mesmas oportunidades de ensino a ambos os sexos, diz relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Fórum Econômico Mundial (FEM).
O Brasil ganhou uma posição no ranking geral de igualdade entre os sexos, em relação à lista de 2007. O relatório do FEM compara as oportunidades que mulheres e homens têm em quatro áreas: educação, saúde, economia e política.
Segundo reportagem da BBC, a melhora na educação teria acontecido graças ao aumento no número de matrículas de mulheres no ensino primário. Em relação às políticas de saúde, o Brasil está entre os 36 países que beneficiam igualmente homens e mulheres.
Ainda assim, o Brasil está apenas em 73º lugar no ranking que mede a igualdade entre os sexos. Segundo o relatório, as brasileiras têm pouca participação e oportunidade na economia do país.
Mas o pior desempenho do Brasil é no campo político – é o 110º do mundo, em uma lista de 130 países. Há pouca participação das mulheres no Congresso e no Executivo, em comparação aos homens.
Na América Latina e Caribe, Argentina (24º no mundo) e Cuba (25º) são os países que melhor promovem a igualdade entre os sexos. O Brasil está em 17º lugar e o México em 97º.
O relatório afirma que a Noruega é o país que melhor promove a igualdade entre os sexos, seguido por Finlândia, Suécia (que liderou o ranking de 2007), Islândia e Nova Zelândia.Os países onde as mulheres têm menores oportunidades na sociedade são Benin (126º), Paquistão, Arábia Saudita, Chade e Iêmen (130º).
(Abril.com)
Postagem Anterior Próxima Postagem