segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Site permite que cidadãos brasileiros façam perguntas aos governantes

A comunidade ativista Transparência Hacker criou um site que dá acesso a 5.661 órgãos públicos. O intuito é aumentar a comunicação entre a população e seus governantes.


O internauta entra na página, seleciona com qual órgão quer se comunicar e escreve sua dúvida ou pedido. Quando uma resposta é recebida, o site a publica e avisa o solicitante por email. Caso a resposta seja insatisfatória, a pessoa pode entrar com um recurso ou acionar o Ministério Público, diretamente pelo site.

Dos 120 pedidos protocolados nos 12 primeiros dias do site — boa parte sobre informação de gastos e serviços públicos —, apenas sete tiveram resposta. "Está dentro do esperado, mas acredito que o retorno será mais rápido com o passar dos meses", diz Daniela Silva, uma das responsáveis pela iniciativa. 

Inspirado no portal inglês "What They Know" ("o que eles sabem", em português), o "Queremos Saber" chegou junto da sanção da Lei de Acesso à Informação, que obriga que qualquer dado não considerado ultrassecreto pelo governo seja liberado ao público. 

Os órgãos governamentais têm até 18 de maio para se adaptar à nova legislação. 
Para acessar o site, clique aqui. fonte: OLHAR DIGITAL

Indústria fonográfica quer banir sites de compartilhamento nas buscas do Google

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a Associação da Indústria de Gravação da América (IFPI e RIAA, respectivamente, na sigla em inglês) e grupos de interesse musical estudam a possibilidade de entrar com uma ação judicial contra o Google para evitar que links para sites de compartilhamento de arquivos sejam encontrados nos resultados de pesquisas dos usuários.


De acordo com o Digital Trends, a informação sobre o processo contra o Google teria vazado de um documento interno do IFPI e divulgado pelos sites Handelszeitung e TorrentFreak. Mesmo com uma forte parceria ao longo do ano passado com o gigante das buscas, as organizações acreditam que a empresa não tem feito o suficiente para evitar o tráfego de sites de arquivos piratas ou ilegais, como o The Pirate Bay, por exemplo.

As equipes jurídicas da IFPI e da RIAA continuam em negociações com o Google "para obter uma melhor cooperação em diversas áreas". Em resposta, o Google forneceu a essas instituições uma ferramenta de pesquisa especial que permite marcar endereços que supostamente infrigem suas políticas de contrato.

Entre agosto e dezembro de 2011, o IFPI afirmou ter encontrado um total de 460 mil links infratores, incluindo blogs da rede Blogger. Além disso, centenas desses blogs teriam sido desativados a pedido da IFPI.

Apesar do Google ter cooperado, o IFPI exige mais ações para conter a pirataria. Uma delas é classificar os sites oficiais das gravadoras como mais elevados e relevantes do que os que se dedicam a violação de direitos autorais.

A indústria fonográfica tem pressionado essa decisão ao longo dos últimos meses. Recentemente, a legislação americana exigiu que o Google e outros sites de busca removessem links de seus resultados de pesquisa, suspeitos de irem contra os direitos autorais dessas empresas. Com a extinção do SPA, RIAA e IFPI lançaram no mês passado um Código de Conduta Voluntário para sites de busca, pedindo para que tomassem essa atitude (remover endereços piratas do mecanismo de pesquisa) por vontade própria. fonte: OLHAR DIGITAL

Cientistas suecos criam computador mais esperto que 96% dos humanos

Um grupo de pesquisa da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, projetou o primeiro computador que pode ser tecnicamente classificado como um “gênio”, informou o DailyMail. A máquina fez 150 pontos em um teste de QI, façanha conseguida por apenas 4% dos humanos. A maioria das pessoas – e dos robôs – não costuma ter uma pontuação superior a 100.

Para obter esse resultado, o programa usa uma mistura de lógica matemática e um pouco de psicologia, o que lhe permite imitar o padrão de pensamento humano. "Nós estamos tentando fazer softwares que sejam capazes de descobrir os mesmos tipos de padrões que os humanos podem ver", explicou o pesquisador Claes Strannegård, líder do grupo.

Testes de QI são baseados em dois tipos de problemas: aqueles envolvendo padrões visuais e os que envolvem deduzir sequências numéricas. Segundo Strannegård, a combinação de matemática com psicologia foi o segredo do alto desempenho do computador, que lhe teria permitido fugir do básico e encontrar respostas menos óbvias. 

"Um, dois - o que vem depois? A maioria das pessoas diria 3, mas poderia também ser uma sequência de repetição como 1, 2, 1 ou uma sequência de duplicação como 1, 2, 4. Nenhuma destas alternativas é mais matematicamente correta do que os outras. O problema é que a maioria das pessoas já aprendeu o padrão 1-2-3”. 

Para os pesquisadores, o método também pode ser usado para identificar padrões em quaisquer dados com componentes psicológicos, permitindo, por exemplo, fazer previsões sobre o mercado financeiro. fonte: UOL

Estimular uma zona específica do cérebro pode melhorar memória, afirma pesquisa

Neurologistas americanos demonstraram que é possível aumentar a memória através da estimulação de uma determinada zona do cérebro, indicou um estudo publicado na edição da última quinta-feira (16) da revista científica New England Journal of Medicine (NEJM). 

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, se concentraram no córtex entorrinal, uma região chave do cérebro para a memória e principal passagem antes do hipocampo, a área responsável pelo processamento dos sinais e o desenvolvimento da memória.

"O córtex entorrinal é a porta de acesso à unidade central da memória", disse Itzhak Fried, professor de neurocirurgia da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia, principal autor da pesquisa.

"Toda a experiência visual ou sensorial que guardamos na memória passa por esta porta para chegar ao hipocampo", disse o investigador. "Nossos neurônios devem enviar mensagens através desta passagem para que a memória se forme e a lembrança possa ser recuperada conscientemente".

Para este estudo, os neurologistas seguiram sete pacientes com epilepsia que tinham eletrodos implantados em seu cérebro para entender a origem de suas convulsões.

Os pesquisadores utilizaram os mesmos eletrodos para registrar a atividade dos neurônios quando as lembranças se formavam.

Usando um videogame que simula um táxi em uma cidade virtual, os cientistas testaram se a estimulação das profundezas do cérebro do córtex entorrinal ou do hipocampo alteravam a capacidade de armazenamento.

Os participantes se passavam por taxistas que recebiam passageiros e viajavam por toda a cidade.

"Quando estimulávamos as fibras nervosas no córtex entorrinal dos pacientes durante a aprendizagem, eles reconheciam mais tarde lugares e circulavam pelas ruas com maior rapidez", disse Fried.

"Inclusive aprendiam a pegar atalhos, o que reflete uma melhor memória espacial".

Fried reconheceu que "a perda de nossa capacidade de lembrar fatos recentes e formar novas lembranças é uma das doenças mais temidas da condição humana", mas advertiu que os resultados do estudo, embora encorajadores, devem ser encarados com cautela.

"Nossos resultados preliminares fornecem evidências de um possível mecanismo para aumentar a memória, sobretudo nas pessoas idosas ou que sofrem de demência precoce", disse.

"Ao mesmo tempo, estudamos uma amostra pequena de pacientes, razão pela qual nossos resultados devem ser interpretados com cuidado", concluiu. fonte: AFP

ÍNDIA: Italianos matam 2 pescadores ao confundi-los com piratas

O navio de carga italiano Lexie Enrica deixa o porto de Kochi, na Índia. A polícia indiana deteve dois italianos no domingo (19) que faziam parte da equipe de segurança de seis membros no navio e, supostamente, teriam atirado e matado dois pescadores indianos que confundiram com piratas. fonte: ASSOCIATED PRESS

Cantor sertanejo da dupla Júnior e Marcel morre durante show no RS

Enio Júnior (esquerda) morreu após levar uma descarga
elétrica durante um show no Clube Gaúcho, em RS
O cantor Enio Knak Júnior, de 27 anos, morreu na madrugada deste domingo após sofrer uma descarga elétrica durante um show no Clube Gaúcho, localizado na cidade de Santo Ângelo, a 459 quilômetros de Porto Alegre.

Ele se apresentava ao lado do irmão, com o qual formava a dupla sertaneja Júnior e Marcel. Segundo informações registradas no boletim de ocorrência sobre o caso, o acidente aconteceu por volta das 2h30, quando o cantor caiu próximo a uma escada metálica que dava acesso ao palco.

Júnior chegou a ser levado para um hospital da cidade, mas não resistiu e morreu no local. A causa da morte foi confirmada pelo Instituto Médico Legal de Ijuí, onde foi realizada a necropsia.

O local da apresentação foi isolado e passará por perícia nos próximos dias. O show fazia parte da programação de Carnaval do clube, que divulgou nota lamentando o ocorrido e informando a suspensão de suas atividades no fim de semana. fonte: FOLHA.COM

Suíços criam 'satélite-faxineiro' para recolher lixo espacial

"Satélite-faxineiro" teria tentáculos para "abraçar" satélite perdido;
os dois seriam queimados na reentrada da Terra
A quantidade de lixo espacial na órbita da Terra fez com que especialistas da Suíça desenvolvessem um projeto que tem como objetivo construir um "satélite-faxineiro".

Os cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, pretendem lançar o aparelho, chamado de CleanSpace One, em até cinco anos.

Com um valor estimado em 10 milhões de francos suíços (cerca de R$ 18 milhões), o CleanSpace One será o primeiro destinado a reduzir a poluição espacial.

Os especialistas suíços afirmam que existem cerca de 16 mil objetos com diâmetro superior a 10 cm na órbita da Terra --o suficiente para provocar um acidente com satélites de serviço ou aeronaves tripuladas.

A Nasa (agência espacial americana) monitora os pedaços maiores de sucata que orbitam a Terra. Além deles, centenas de milhares de peças menores levam risco a satélites e missões espaciais.

"ABRAÇO"

A missão inicial seria destinada a coletar um dos dois primeiros satélites enviados pela Suíça ao espaço, ambos fora de uso --o Swisscube, colocado em órbita em 2009, e o Tlsat, que entrou em atividade no ano seguinte.

Para recolher os satélites aposentados, o "faxineiro" será lançado ao espaço e terá de corrigir seu rumo em direção ao alvo.

A captura ocorrerá quando os objetos estiverem navegando a uma velocidade de cerca de 28.000 km/h, a uma altitude entre 630 km e 750 km.

Munido de braços que se assemelham a tentáculos, o CleanSpace One vai abraçar o outro satélite e trazê-lo de volta à atmosfera terrestre, onde ambos entrarão em combustão.

No futuro, os cientistas pretendem trazer mais lixo espacial para a Terra.

AJUSTE DE ROTA

A quantidade de lixo espacial em órbita obriga a ISS (Estação Espacial Internacional) a ajustar sua rota frequentemente para evitar colisões.

No entanto, o risco vem aumentando, segundo os cientistas suíços, o que justifica o enorme valor dos seguros do setor espacial --atualmente estimados em US$ 20 bilhões.

Em fevereiro de 2009, o satélite americano Iridium-33 explodiu após colidir com o satélite abandonado russo Cosmos 2251, adicionando mais dejetos à órbita terrestre. fonte: BBC BRASIL