sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"DE OLHO NO CÉU": Nasa diz que satélite deve cair na madrugada de sábado

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Nasa (agência espacial americana) revê a previsão da queda do satélite desativado que se aproxima da Terra.


Contrariando o comunicado anterior, a agência espacial reviu sua previsão de queda do satélite UARS para o final desta sexta ou durante as primeiras horas de sábado, no horário de Nova York (uma hora a menos do que em Brasília). A mudança teria sido ocasionada por uma desaceleração do objeto em sua queda. Novos dados devem ser fornecidos nas próximas horas, de acordo com a Nasa.

Ainda segundo o comunicado, a atividade solar deixou de ser o principal fator de influência na velocidade de queda do satélite. A trajetória aparentemente foi alterada, tornando a sua queda mais lenta.

A agência afirmou que as chances de objetos caírem na América do Norte é remota, mas a possibilidade não pode ser descartada, devido à mudança verificada.

O satélite desativado do tamanho de um ônibus está se aproximando rapidamente da Terra e deve atingir algum ponto do planeta. Apesar disso, a Nasa --proprietária do gigante de 6,5 toneladas-- pede calma à população e diz que as chances de alguém ser atingido são realmente muito baixas, de 1 para 3.200.

Para a Nasa, o mais próvavel é que os fragmentos do objeto, que tem o tamanho de um ônibus e deve se partir quando entrar na atmosfera, atinjam o oceano Pacífico

Rastreie a queda do satélite UARS com um aplicativo para Android

Quem tem um aparelho Android pode, opcionalmente, baixar o aplicativo abaixo e se sentir mais seguro, sabendo onde não estacionar seu crânio no momento da queda.

O aplicativo, chamado Satellite AR e disponível de graça nesse link, usa o acelerômetro do Android em que ele é instalado para mostrar na tela a posição de satélites de acordo com informações obtidas de fontes públicas. Ele recebeu uma atualização ontem que mostra especificamente a rota do satélite UARS. O dito-cujo tem poucas chances de atingir um lugar com terra: 1 em 32 mil, segundo a NASA.

Usuários do iPhone que quiserem saber por onde passa o UARS vão ter que se contentar com o método antigo mesmo: olhar constantemente para o céu. Segundo a última atualização no site da NASA, a re-entrada do satélite em órbita é esperada para a manhã do sábado. FONTE: FOLHA.COM / ATHENNA.COM

OSCAR 2012: Indicação não quis reparar erro, diz roteirista sobre "Tropa 2"

O roteirista Bráulio Mantovani teve uma boa notícia na última terça-feira (dia 20/9), quando "Tropa de Elite 2" foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga entre os cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Também coprodutor do filme, dirigido por José Padilha, ele diz que não acha que a indicação tenha sido para corrigir a escolha de 2007, quando "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, foi o eleito --mas não entrou entre os finalistas.

"A escolha é feita a cada ano por uma comissão diferente. O trabalho dela é escolher um filme que, pelo menos em teoria, tenha chances de conseguir a indicação. Por que as pessoas da comissão perderiam tempo avaliando escolhas passadas para encontrar erros e tentar repará-los? Seria uma idiotice", afirma.

Para ele, escolher é algo "absolutamente subjetivo, uma vez que é impossível testar empiricamente duas hipóteses neste caso". "Nada garante que 'Tropa de Elite' conquistaria a indicação se fosse o escolhido em 2007. Se eu não tivesse escrito nenhum dos filmes naquele ano e fosse da comissão, teria escolhido 'Tropa'. Mas isso não significa que eu estaria certo. Seria apenas a minha opinião."

O diretor de fotografia Lula Carvalho, também responsável pelo longa, diz que o filme merece pela quantidade de gente que o assistiu --um recorde de 11 milhões de espectadores.

"Eu já esperava [pela indicação] desde o primeiro filme, pelo fenômeno que foi, com as pessoas repetindo frases do 'Tropa' na rua antes mesmo de ele estrear. Estou orgulhoso. Espero que a gente consiga vencer as outras etapas no Oscar", conta à Folhapor telefone, do Rio.

Entretanto não sabe dizer o que pode fazer o filme levar a estatueta hollywoodiana. "Ele emenda bem a realidade na ficção. Mas não entendo a fórmula para dar certo. O mérito é ser um bom filme. Talvez isso faça a diferença", finaliza.

Os indicados ao Oscar serão anunciados em 24 de janeiro. Os vencedores saem em cerimônia em 26 de fevereiro em Los Angeles. FONTE: FOLHA.COM

"ESTAMOS DE FORA": Rock in Rio será transmitido ao vivo no YouTube, mas não no Brasil

Seguindo o exemplo de festivais internacionais importantes como o Coachella e o Lollapalooza, nos Estados Unidos, o Rock in Rio 2011 também vai ser transmitido ao vivo pela internet, via YouTube.

A informação foi divulgada na quarta-feira (21). O link para acessar a transmissão é youtube.com/user/rockinriobrasil2011.

O Rock in Rio começa nesta sexta-feira (23) e vai até o dia 2 de outubro. Entre as principais atrações estão Elton John, Rihanna, Katy Perry, Red Hot Chili Peppers, Metallica, Stevie Wonder, Shakira, Coldplay e Guns n' Roses.

O Brasil, no entanto, ficará de fora do streaming, que poderá ser visto apenas fora do país. Isso por que os direitos de transmissão do festival pela internet no Brasil são exclusivos da Globo.com, segundo a assessoria da emissora. FONTE: FOLHA.COM

Conheça as principais atrações do primeiro dia de Rock in Rio

Começa hoje uma maratona na Cidade do Rock. Serão sete dias com 14 horas de shows divididos em quatro palcos.

Conheça melhor as principais atrações desse primeiro dia do festival:

ATRAÇÕES INTERNACIONAIS

The Asteroids Galaxy Tour
Duo dinamarquês de pop e acid jazz, formado por um vocalista e um produtor. Ao vivo, vira um sexteto que inclui sax e trompete. Divide o palco Sunset com The Gift

The Gift
Quarteto português de pop alternativo, formado em 1994. Tem cinco álbuns e o destaque é a cantora Sônia Tavares, única mulher no grupo
Palco Sunset, às 18h

Katy Perry
Cantora americana de música pop, gravou dois álbuns e acaba de emplacar o quinto single seguido em primeiro lugar da parada americana
Palco Mundo, às 21h40

Elton John
Cantor inglês, o artista solo que mais vendeu discos na década de 1970. Tem 37 álbuns de estúdio e canções clássicas como "Rocket Man" e "Skyline Pigeon"
Palco Mundo, às 23h10

Rihanna
Cantora nascida em Barbados, foi descoberta ainda adolescente pelo cantor e produtor Jay-Z. Tem cinco singles que foram número um, entre eles "Umbrella"
Palco Mundo, às 0h50

ATRAÇÕES NACIONAIS

Letieres & Orkestra Rumpilezz
Grupo baiano de sopro e percussão de rua liderado pelo maestro Letieres Leite. Lançou o primeiro álbum em 2009, pelo qual ganhou quase dez prêmios. Divide o palco Sunset com Móveis Coloniais de Acaju

Móveis Coloniais de Acaju
Banda brasiliense de MPB-rock temperada com ska. Tem dois álbuns lançados: "Idem" (2005) e "C_mpl_te" (2009). Desde 2005, promove o "Móveis Convida", série de shows com participações de artistas como Pato Fu e Los Hermanos
Palco Sunset, às 14h30

Bebel Gilberto
Cantora e compositora brasileira radicada em Nova York, é uma das inventoras da "bossa eletrônica" no começo dos anos 2000. É filha dos cantores João Gilberto e Miúcha. Tem quatro álbuns lançados. Apresenta-se com Sandra de Sá
Palco Sunset, às 16h45

Paralamas do Sucesso
Uma das mais importantes bandas do rock nacional dos anos 1980, segue na estrada há três décadas ininterruptas. Contabiliza 12 álbuns de estúdio e dezenas de hits. É a primeira atração do Palco Mundo com Titãs, Milton Nascimento e Maria Gadú
Palco Mundo, às 19h

Claudia Leitte
Discípula de Ivete Sangalo, a cantora surgiu na banda de axé music Babado Novo. Em carreira solo desde 2008, funde axé com pop internacional à Beyoncé e Rihanna
Palco Mundo, às 20h10                                                                                 FONTE: FOLHA.COM