iPhone 5 homologado pela Anatel não é compatível com 4G no Brasil

O iPhone 5, homologado pela Anatel para venda no Brasil, não é compatível com as redes 4G do país, segundo confirmou a agência. O 4G brasileiro funciona na frequência de 2,5 GHz, que não aparece na lista de frequências disponibilizadas pelo certificado da Anatel para o aparelho.

O novo smartphone da Apple foi anunciado pela empresa no dia 12 de setembro e trouxe como destaques sua tela maior e a conexão às redes 4G --o aparelho vem com um 4G compatível com a frequência dos Estados Unidos, onde a rede mais rápida funciona nos 700 MHz. No Brasil, a frequência de 700 MHz é usada para radiodifusão (transmissão de TV analógica).

Dois dias depois do lançamento do novo aparelho, a agência Reuters anunciou que a Apple produziria três modelos diferentes do seu novo iPhone, compatíveis com três frequências diferentes de 4G, para adaptar o produto às frequências de rádio usadas no 4G em todo o mundo. Apesar disso, o iPhone homologado pela Anatel não é compatível com a rede local brasileira.

O 4G do novo iPhone também causou polêmica na Europa, onde a frequência do aparelho anunciado em setembro não é compatível com serviços usados em boa parte da Europa Ocidental, incluindo Espanha, França e Itália.

Homologação - A Anatel já homologou o iPhone 5 para venda no Brasil, autorizando a comercialização do produto no país --a Apple ainda não confirma a data de chegada do aparelho ao país. A certificação foi feita no dia 1º de outubro, segundo o documento divulgado no site da agência.
 
A Anatel precisa homologar todos os smartphones que serão vendidos no país, tornando o procedimento algo de praxe para as companhias que pretendem entrar no mercado brasileiro. A certificação indica que as operadoras brasileiras e a Apple já podem preparar o lançamento nacional do produto.

A chegada do iPhone 5 ao Brasil ainda não foi confirmada por operadoras brasileiras ou pela Apple. No lançamento do aparelho, a companhia americana prometeu levar o novo iPhone para até cem países até dezembro.

Os possíveis preços do aparelho também não foram divulgados. Nos Estados Unidos, o modelo mais simples sai por US$ 199, atrelado a um plano de operadora --lá fora, a empresa ainda não divulgou os preços oficiais da versão desbloqueada do iPhone 5. FONTE: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem