Prefeitura do interior do Rio lança Minha Vaca, Minha Vida

Criado pelo governo federal para atender a pessoas de baixa renda, o programa Minha Casa, Minha Vida, ganhou a sua versão rural. E quer gerar "filhotes".

Preocupados com a qualidade do gado, a Prefeitura de Valença (160 km do Rio) lançou o Minha Vaca, Minha Vida para atender pequenos e médios produtores.

O programa foi idealizado pelo prefeito Vicente Guedes (PSC). A ideia é distribuir, além de sêmen bovino, medicamentos para os criadores da região. Para se beneficiar, o cadastrado não pode ter mais de dez cabeças de gado.

"O rebanho do pequeno produtor na cidade, normalmente, é muito ruim, mestiço, de baixa qualidade. O que se quer é mudar isso e colocá-lo em condições de produzir melhor", afirma o veterinário Roberto Silveira.

Conhecida pela colônia italiana e pelas serestas, a economia de Valença é baseada na agropecuária.

A baixa qualidade do animal leva a casos de doenças impedindo a subsistência de famílias pobres.

Pesquisa da Embrapa entre 2009 e 2010 apontou que, de 50 amostras de material do gado, 27 tiveram resultado positivo para a raiva. FONTE: FOLHA.COM
Postagem Anterior Próxima Postagem