OSCAR 2012: Indicação não quis reparar erro, diz roteirista sobre "Tropa 2"

O roteirista Bráulio Mantovani teve uma boa notícia na última terça-feira (dia 20/9), quando "Tropa de Elite 2" foi o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga entre os cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Também coprodutor do filme, dirigido por José Padilha, ele diz que não acha que a indicação tenha sido para corrigir a escolha de 2007, quando "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, foi o eleito --mas não entrou entre os finalistas.

"A escolha é feita a cada ano por uma comissão diferente. O trabalho dela é escolher um filme que, pelo menos em teoria, tenha chances de conseguir a indicação. Por que as pessoas da comissão perderiam tempo avaliando escolhas passadas para encontrar erros e tentar repará-los? Seria uma idiotice", afirma.

Para ele, escolher é algo "absolutamente subjetivo, uma vez que é impossível testar empiricamente duas hipóteses neste caso". "Nada garante que 'Tropa de Elite' conquistaria a indicação se fosse o escolhido em 2007. Se eu não tivesse escrito nenhum dos filmes naquele ano e fosse da comissão, teria escolhido 'Tropa'. Mas isso não significa que eu estaria certo. Seria apenas a minha opinião."

O diretor de fotografia Lula Carvalho, também responsável pelo longa, diz que o filme merece pela quantidade de gente que o assistiu --um recorde de 11 milhões de espectadores.

"Eu já esperava [pela indicação] desde o primeiro filme, pelo fenômeno que foi, com as pessoas repetindo frases do 'Tropa' na rua antes mesmo de ele estrear. Estou orgulhoso. Espero que a gente consiga vencer as outras etapas no Oscar", conta à Folhapor telefone, do Rio.

Entretanto não sabe dizer o que pode fazer o filme levar a estatueta hollywoodiana. "Ele emenda bem a realidade na ficção. Mas não entendo a fórmula para dar certo. O mérito é ser um bom filme. Talvez isso faça a diferença", finaliza.

Os indicados ao Oscar serão anunciados em 24 de janeiro. Os vencedores saem em cerimônia em 26 de fevereiro em Los Angeles. FONTE: FOLHA.COM
Postagem Anterior Próxima Postagem