"DE OLHO NO CÉU": Nasa diz que satélite deve cair na madrugada de sábado

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Nasa (agência espacial americana) revê a previsão da queda do satélite desativado que se aproxima da Terra.


Contrariando o comunicado anterior, a agência espacial reviu sua previsão de queda do satélite UARS para o final desta sexta ou durante as primeiras horas de sábado, no horário de Nova York (uma hora a menos do que em Brasília). A mudança teria sido ocasionada por uma desaceleração do objeto em sua queda. Novos dados devem ser fornecidos nas próximas horas, de acordo com a Nasa.

Ainda segundo o comunicado, a atividade solar deixou de ser o principal fator de influência na velocidade de queda do satélite. A trajetória aparentemente foi alterada, tornando a sua queda mais lenta.

A agência afirmou que as chances de objetos caírem na América do Norte é remota, mas a possibilidade não pode ser descartada, devido à mudança verificada.

O satélite desativado do tamanho de um ônibus está se aproximando rapidamente da Terra e deve atingir algum ponto do planeta. Apesar disso, a Nasa --proprietária do gigante de 6,5 toneladas-- pede calma à população e diz que as chances de alguém ser atingido são realmente muito baixas, de 1 para 3.200.

Para a Nasa, o mais próvavel é que os fragmentos do objeto, que tem o tamanho de um ônibus e deve se partir quando entrar na atmosfera, atinjam o oceano Pacífico

Rastreie a queda do satélite UARS com um aplicativo para Android

Quem tem um aparelho Android pode, opcionalmente, baixar o aplicativo abaixo e se sentir mais seguro, sabendo onde não estacionar seu crânio no momento da queda.

O aplicativo, chamado Satellite AR e disponível de graça nesse link, usa o acelerômetro do Android em que ele é instalado para mostrar na tela a posição de satélites de acordo com informações obtidas de fontes públicas. Ele recebeu uma atualização ontem que mostra especificamente a rota do satélite UARS. O dito-cujo tem poucas chances de atingir um lugar com terra: 1 em 32 mil, segundo a NASA.

Usuários do iPhone que quiserem saber por onde passa o UARS vão ter que se contentar com o método antigo mesmo: olhar constantemente para o céu. Segundo a última atualização no site da NASA, a re-entrada do satélite em órbita é esperada para a manhã do sábado. FONTE: FOLHA.COM / ATHENNA.COM
Postagem Anterior Próxima Postagem