Motoqueiro acidentado não aprende em autoescola, diz pesquisa

Apenas 1 em cada 4 motociclistas acidentados em São Paulo e atendidos no Hospital das Clínicas aprendeu a dirigir em autoescolas, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. A maioria, diz o estudo, aprendeu a dirigir sozinho, com amigos ou parentes.
O levantamento foi realizado Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, entre 2010 e 2011, com 68 motociclistas acompanhados seis meses após o primeiro atendimento.
De acordo com a pesquisa, os autodidatas são a maioria: 32% dos motociclistas acidentados. Quem aprendeu a dirigir com um parente, representou 19%, o mesmo índice de quem aprendeu com amigos.
"Quem não aprendeu a dirigir na autoescola sabe como controlar a motocicleta, mas não aprendeu como fazer uma frenagem segura, ou manter a distância mínima necessária," afirma Julia Greve, médica fisiatra do instituto. "Os princípios de direção defensiva passam a ser ignorados", disse.
Dos participantes da pesquisa, mais da metade (55%) já havia sofrido outro acidente de trânsito. Quanto à situação no momento do acidente, 80% não considerava que a imprudência tinha sido sua.
"É importante que o motociclista tenha consciência de que está no veículo mais inseguro e frágil. Deve dirigir de forma preventiva, evitando ser pego de surpresa, por exemplo, em uma fechada brusca", conclui a médica. FONTE: FOLHA ONLINE
Postagem Anterior Próxima Postagem