Governo Obama defende projeto para legalizar jovens imigrantes

Membros do gabinete do presidente Barack Obama defenderam nesta terça-feira uma proposta de legalização de jovens imigrantes nos Estados Unidos, na primeira audiência sobre um projeto legislativo realizada no Senado.
O denominado "Dream Act" abriria um novo caminho de legalização para os jovens que chegaram crianças aos Estados Unidos e que podem comprovar, atualmente, um bom histórico escolar e um bom comportamento social.
"Não estamos falando de uma anistia em massa. É um assunto urgente para esses jovens", respondeu a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, a perguntas de um senador republicano oposto ao projeto, Chuck Grassley, durante uma audiência.
"O Dream Act faria dos Estados Unidos um país mais forte", disse o líder da bancada democrata, Dick Durbin, recordando que o projeto está no Congresso levando tombos há uma década.
O Dream Act voltou a ser introduzido em 11 de maio passado por senadores democratas, apesar de seu fracasso na legislatura anterior, quando a então minoria republicana e um grupo de democratas dissidentes paralisaram o debate do projeto.
Segundo a Casa Branca, milhares de estudantes se formam anualmente na escola secundária, sem ter seus papéis em regra.
O Dream Act prevê que, para pedir a regularização, o jovem deve comprovar que chegou aos Estados Unidos com menos de 15 anos, demonstrar bons antecedentes sociais, apresentar diploma e realizar dois anos de serviço ou educação militar.
A reforma poderia beneficiar imediatamente 726.000 jovens, segundo cálculos do Instituto de Política Migratória.
Mas a lei permite legalizar indivíduos de até 35 anos de idade, criticou o senador republicano, John Cornyn.
Durbin explicou que é para compensar a década perdida, durante a qual os jovens que se formam não conseguem encontrar trabalho, porque não possuem documentos. FONTE: FRANCE PRESSE
Postagem Anterior Próxima Postagem