Genes associados à magreza podem levar a problemas no coração

Genes que estão associados a pessoas magras têm ligação com problemas cardíacos e diabetes tipo 2, condições que normalmente são vinculadas ao excesso de peso.
A associação entre as variantes genéticas e as doenças se mostrou mais frequente entre homens segundo o estudo feito pelo Conselho de Pesquisa Médica, no Reino Unido.
A conclusão ao qual os cientistas chegaram sugere que variantes do gene IRS1 reduzem a gordura sob a pele, mas não têm efeito sobre a gordura presente nas vísceras, em torno de órgãos como o coração e o fígado --muito mais perigosa.
O trabalho, publicado na revista científica "Nature Genetics", envolveu estudos genéticos com 76 mil pessoas.
A chefe do estudo, Ruth Loos, pesquisadora da Unidade de Epidemiologia do Instituto de Ciências Metabólicas, em Cambridge, na Inglaterra, disse que os pesquisadores ficaram intrigados quando perceberam a associação genética a doenças.
"Não são apenas os indivíduos obesos que podem estar predispostos a essas doenças metabólicas. Indivíduos magros não devem pressupor que são saudáveis com base em sua aparência", alertou Loos.
O médico Iain Frame, diretor de pesquisas da entidade de auxílio a diabéticos Diabetes UK, disse que o estudo pode "esclarecer por que 20% das pessoas com diabetes do tipo 2 sofrem da condição apesar de terem um peso saudável".
"[A pesquisa] também é uma mensagem clara de que pessoas magras não podem ser complacentes em relação à sua saúde", alertou.
Sobre o novo estudo, o médico Jeremy Pearson, um dos diretores da British Heart Foundation, entidade britânica de combate às doenças do coração, comentou: "Esses resultados reforçam a ideia de que, para os riscos ao coração, é particularmente importante não apenas quão obeso você é, mas sim onde você deposita a gordura.
"A gordura armazenada internamente é pior para você do que a armazenada sob a pele", acrescentou. "Entretanto, isto não elimina o fato de que ser obeso é ruim para a saúde do seu coração, então, devemos continuar tentando ficar magros e em boa forma física." FONTE: BBC BRASIL
Postagem Anterior Próxima Postagem